Profº Marcos Garcia Neira
A discussão dessa aula tem a ver com que tipo de sociedade queremos ajudar a construir a partir de nossa prática em sala de aula. E parte de uma visão geral sobre que tipo de políticas culturais (segregacionistas, assimilacionistas ou integracionistas) queremos que nossa sociedade desenvolva ou deixe de praticar. Vamos ver que num sentido local, o currículo tem um papel fundamental nesse processo e que ajudará a formar as pessoas das gerações futuras.
Assim, o professor Neira desenvolve as várias visões sobre o multiculturalismo e suas relações com a escola no desenvolvimento do currículo. Baseia-se nas idéias de Peter Maclaren e destaca vários tipos de multiculturalismo:
1. Multiculturalismo Conservador ou Monocultural - defende uma determinada cultura como aquela que deve se sobrepor a todas as demais. Procura homogeneizar e apagar as demais.3. Multiculturalismo Pluralista - aceita a diversidade cultural, considera que todas devem ter espaço para se expressarem democráticamente. No entanto, não reflete sobre as condições e a realidade que valoriza mais umas do que outras, não garante uma reflexão que desvele a desigualdade existente na sociedade, por isso, na prática em última instância, mantém uma visão conservadora.
4. Multiculturalismo de Esquerda - Com uma visão transformadora da sociedade, de influência marxista, propõe valorizar os grupos oprimidos da sociedade. A critica apresentada pelo professor Neira é a de que essa visão não corresponde a uma análise dinâmica da sociedade, já que ninguém é só oprimido ou opressor nas relações cotidianas, é o que chamou na aula de hibridismo.
5. Multiculturalismo Crítico ou Intercultural - é necessário como na visão pluralista, valorizar as diferenças e dar espaço para que as mesmas possam se expressar, mas acrescenta a necessidade de se fazer a reflexão crítica sobre o lugar que cada uma ocupa em nossa sociedade.
Essas visões se expressam na escola através da prática currícular que vai formar as pessoas para a vida na sociedade. Assim, apresenta o currículo como um texto que envolve temas, conteúdos, atividades, relações entre os alunos e professores, análise do material didático e todas as escolhas que se fazem diante das necessidades de ensino e aprendizagem dos alunos. Essas escolhas definirão o posicionamento das novas gerações diante do mundo, por isso, quando falamos de currículo, estamos falando de uma ação política. Com essa compreensão, o professor destaca três opções currículares presentes na escola:
1. Currículo Conservador: que organiza a escola, as relações escolares e os conteúdos de acordo com a manutenção da sociedade atual.
2. Currículo Assimilacionista: que organiza a aprendizagem e o ensino para que prevalesça uma determinada forma de ver o mundo em detrimento das demais que devem se adequar a ela.
3. Currículo Intercultural ou Crítico: que organiza a aprendizagem e o ensino para que as diferenças possam existir e integrar-se num espaço democrático sem sobreposição de nenhum grupo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário