Professor Marcos Garcia Neira - Usp
Nessa aula o professor Neira apresenta o contexto do 3º milênio como o de realidades diversas, nas quais a desigualdade e o consumismo são lados de uma mesma moeda. Onde distintos grupos étnicos, etários, classes sociais etc., se misturam e, se contrapõem numa configuração sócioeconômica e cultural que apresentam novas possibilidades de combinações e hibridismo.
A circulação de pessoas, de informações, de textos culturais que influênciam o indivíduo em diversos sentidos. Mas que também expressam simbolicamente políticas de identidades que dizem como você deve ou não ser, numa dinâmica que procura a prevalescência de posições hegemônicas.
Na realidade, esse contexto traz em si novos elementos geradores de conflitos, como diz o professor Neira, onde ocorre um confronto entre forças de homogeneização e de distinção, gerando mecanismos de inclusão e exclusão, produzindo representações do que é considerado "o outro" e por fim, também traz para a sociedade a reivindicação e a negação da diversidade.
É aqui que a escola pode atuar. Na perspectiva da convivência democrática, o multiculturalismo trouxe políticas públicas que favorecem a inclusão e a aceitação do diferente. A questão sobre a equidade e de se compreender que as diferenças trazem a necessidade de direitos diferentes para se garantir oportunidades iguais.
O trabalho demonstrado abaixo procurou justamente dar visibilidade ao que há de diferente e igual em culturas que aparentemente são incompátiveis e, geralmente, colocadas em uma hierarquia de cultura que é considerada superior (greco-romana) e outra inferior (africana). Depois de pesquisas feitas e apresentadas pelos alunos, e de discussões, eles escolheram o que queriam comparar e montaram um painel com suas pesquisas. Aqui, apresento um exemplo em power-point, que eles puderam explorar no blog da disciplina de história, onde alguns de seus trabalhos e meios de pesquisa podem ser acessados (http://historiaalvim.blogspot.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário