Professora Mônica Fogaça - Feusp
Nessa aula a professora Fogaça demonstra como um "blog" pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem pelos alunos, mas também como forma de a escola se apropriar da tecnocultura tão presente na vida cotidiana dos alunos. Os elementos da tecnocultura podem ser instrumentos de produção e divulgação de conhecimento permitindo a interação dos alunos com dados e informações que possibilitem a reflexão sobre temas diversos.
É uma proposta de trabalho que deve ser parte de uma construção com os estudantes, tanto nos conteúdos a serem abordados, quanto no tipo de leituras necessárias e de escrita a ser desenvolvida. O que fica evidente no uso do blog como instrumento de aprendizagem, é que se constrói com os alunos um processo de negociação democrática não apenas quanto aos conteúdos a serem pesquisados e produzidos, mas deve haver uma preocupação quanto à forma de apresentação dos resultados a serem produzidos pelos alunos. Isso traz a problematização sobre a cultura ou tecnocultura da juventude, possibilitando um reflexão sobre si mesmo. O que pode ser bastante interessante se não for feito com preconceito ou desvalorizando o modo de expressão da juventude com relação a uma visão mais padronizada da escola.
Abaixo podemos visitar dois blogs criados para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, ainda muito aquém da proposta apresentada nessa aula, mas que já dialoga com a linguagem diversificada que os alunos gostam de ver, além de estimular o uso da tecnologia da internet para algo que vai além do mero consumo e entretenimento.
História e Cultura - Conhecer para Transformar! http://historiaalvim.blogspot.com/
Italiano nella scuola! http://italianoalvim.blogspot.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário