Profª Ana Maria Klein - Unesp
Outra condição importante é que para acontecer um processo de aprendizagem, a pessoa precisa querer aprender e sua aprendizagem vai se incorporar à sua maneira de ver e atuar no mundo. O estudante é, por isso, o centro do processo de aprendizagem e, consequentemente, deve também participar como sujeito ativo na relação com a construção do conhecimento.
O conteúdo e a prática devem caminhar de modo combinado, inseparável e interdisciplinar na complexidade da própria realidade. Realidade que deve ser analisada e problematizada a partir da realidade do aluno e da escola e, relacioná-la com o seu aspecto universal.
As metodologias ativas favorecem a compreensão crítica da realidade e a identificação de quais direitos são cumpridos e quais são violados. Organizar as situações de aprendizagem contra a educação bancária, promovendo atividades sociais e individuais, o desenvolvimento de projetos coletivos no qual cada um assume a sua responsabilidade diante dos demais, onde se preocupam com a resolução e discussão de problemas que eles próprios vivenciam, é a forma mais coerente para uma educação voltada para formar as novas gerações na vivência dos direitos humanos e no processo de sua busca plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário