Professora Aida Monteiro - Universidade Federal de Pernambuco



As primeiras questões-chave para iniciar a discussão dessa aula, são, como coloca a professora Monteiro, "O que é a escola?", "Qual é o seu papel?" e "Como pode agir na perspectiva dos direitos humanos?"
Pensando nisso, Monteiro diz que a escola é um local importante para diversos tipos de aprendizagem, seja no campo afetivo, cognitivo, profissional etc., ou seja, reúne gente que pode socializar esses conhecimentos em diversos campos.
Nesse espaço, então, pode-se transversalizar valores e fortalecer a prática da democracia na sociedade. Isso requer um projeto norteador que incorpore a discussão em direitos humanos, sendo intolerante com qualquer tipo de discriminação. Assim, os conteúdos de direitos humanos devem estar explicítos no currículo escolar. Estudar os documentos, incorporar a diversidade efetivamente nas práticas de aprendizagem cotidianas dos alunos e professores.
A metodologia deve estar sempre com o sentido de contribuir com o conhecimento dialógico, com relação à construção de uma visão critíca e uma capacidade de análise da realidade. A aprendizagem ocorre no cotidiano da escola e o que está fora dela, deve ser integrado a esse processo. Afinal, desenvolver um sujeito de direitos e deveres não é algo que surge espontaneamente, é fruto de uma construção consciente, planejada e dirigida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário