sábado, 5 de maio de 2012

Módulo III - Convivência Democrática na Escola - Aula 27

A Produção da Identidade / Diferença - A questão da Religião
Profª Roseli Fischmann - FEUSP

A identidade da pessoa é singular, mas tem essa singularidade construída a partir da pluralidade que compõe a sua vida e suas experiências. A professora Fischmann destaca que a identidade do indivíduo não é apenas o seu presente, cada um é aquilo que viveu, sua memória, aquilo que sabe e que outros além dele sabem. Assim, a singularidade também está vinculada à relação que mantém com os outros. E seus projetos para o futuro também compõem sua identidade. A identidade de uma pessoa não segue um padrão linear, é plena de análise sobre nossas experiências e nosso planejamento para o futuro, o que interfere diretamente nas atitudes que cada um efetiva no seu presente.

Nesse aspecto a questão da religiosidade se insere, pois é algo que pode-se herdar da família e da comunidade da qual faz ou fez parte, mas também pode ser algo escolhido ou simplesmente recusado.
No caso de uma escola democrática, voltada para a educação em direitos humanos, o respeito e a tolerância devem ser princípios diante da diversidade religiosa que se expressa na escola.

O Estado e a escola são laicos, assim como se tolera e respeita a religiosidade individual, o indivíduo religioso também deve respeitar e tolerar as demais crenças e ou descrenças das pessoas com quem vai conviver num espaço público. A professora Fischmann ainda destaca a legislação (Constituição de 1988) que determina que é vedado ao Estado estabelecer cultos religiosos no espaço público, para que ninguém possa ser constrangido ou discriminado. Pelas imagens que vemos acima e abaixo, podemos perceber que ainda não se compreendeu a fundo a perspectiva da laicidade do Estado e das suas instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário