quinta-feira, 5 de julho de 2012

Módulo IV - Educação especial - Aula 15

Dados da Educação Especial no País
Professora Kátia de Souza Amorim - Usp/Ribeirão Preto

Os dados do Mec demonstram que o número de matrículas aumentaram no ensino regular. Os alunos com necessidades educacionais especiais têm procurado mais as escolas regulares que as escolas especiais.

Percebemos que há um avanço no sentido da integração e do acesso ao ensino regular, mas ainda existe o desafio de garantir o processo de aprendizagem no cotidiano. A ausência do registro sobre o que é feito ou não, como é feito, ou quais os problemas enfrentados para se garantir o direito a aprendizagem desses alunos, ou mesmo, sobre quem são esses alunos e qual é o seu diagnóstico, dificulta a elaboração de soluções e intervenções que auxiliem esse processo.

Também é necessário perceber que apesar do avanço no acesso, no decorrer da escolarização há o problema da permanência dos alunos com necessidades especiais na escola regular, há ainda uma descontinuidade que impede a efetivação do direito à aprendizagem, da integração dessas pessoas não apenas ao conhecimento escolar sistematizado, mas a sua integração social e profissional no futuro.

Esse é um desafio para alcançarmos uma escola realmente para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário