quinta-feira, 5 de julho de 2012

Módulo IV - Profissão Docente - Aula 05

O papel do professor na mediação cultural
Professora Rosa Iavelberg - USP

Para a professora Iavelberg a escola tem um papel fundamental na desmistificação da arte como um objeto ou uma produção acessível a poucos, deve desconstruir a arte como um conhecimento distante do cotidiano e promover a consciência sobre o seu valor na sociedade e na vida dos individuos.

É nesse processo que o papel do professor adquire grande relevância, pois é ele que vai aproximar o aluno da arte e de seus autores. É o professor que pode, em seu trabalho, tornar a arte em algo natural para o aluno, valorizá-la em sua vida cotidiana, apresentá-la como parte de sua história, de sua comunidade, de seu país e, que desse modo, expressa o modo de vida de uma época. Valorizando inclusive a arte e a cultura que traz consigo como expressão da subjetividade de sua comunidade, Nesse contexto, o aluno poderá ser estimulado a produzir e a expressar-se artíticamente, interpretar, refletir e apreciar obras de arte.

Com essa perspectiva cabe ao professor:
1. selecionar arte de qualidade para o aluno apreciar, pensar, refletir.
2. selecionar conteúdos sobre arte e que de alguma forma com ela se relaciona.
3. desenvolver o protagonismo do aluno (valorizar a sua criação).
4. professor deve ser competente em conhecimentos teóricos, visitante de mostras artisticas e ser produtor de arte.

É com essas características que o professor estabelecerá um diálogo entre a produção artística da criança e a arte adulta, não como uma cópia, mas estimulando a criança a resignificar a arte do adulto, valorizando suas releituras, leituras e suas produções como autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário