quinta-feira, 5 de julho de 2012

Módulo IV - Profissão docente - Aula 25

Professor pensador
Professor Gabriel Perissé - Uninove

O pensar está basicamente ligado, no caso da nossa discussão, à curiosidade e à reflexão dialógica. A inquietação intelectual é parte constituinte do ser humano. Em nossa vivência, procuramos conhecimentos, refletimos sobre o mesmo e, nesse processo, tomamos decisões e fazemos escolhas que nos modificam. A leitura pode oxigenar a nossa subjetividade, quando nos permitimos romper com a comodidade do que já está "dado" e "definido".

É nessa perspectiva que a leitura amplia o nosso mundo, enriquece as nossas reflexões, nos faz construir um sistema de convicções, de visões sobre o mundo de modo ponderado. Não como um intruso que, de modo superficial, pretende saber tudo e falar de tudo sem autoridade e conhecimento.

Assim, a leitura pode ser transformada em uma pedagogia reflexiva, onde o professor, com um repertório ampliado e estimulante, pode trazer essa mesma vivência para os seus alunos. Isso significa sair da zona de conforto do não ter que pensar e realizar a tarefa pedagógica de modo burocrático, limitado sem a menor curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário