Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
Professora Silvia Colello - USP
O objetivo dessa aula é compreender e discutir as grandes tendências do ensino, discussão fundamental quando pretendemos discutir o como o professor se prepara para a sua prática. É nesse ponto inicial que Colello levanta o problema dessa temática: "o risco é o professor preparar suas aulas sem pensar sobre ela num âmbito maior, seus fundamentos".
De acordo com a professora, não podemos limitar a aula, ou melhor, a sua preparação, à sua superfície imediata. Quando o professor decide o quê e como desenvolver um tema, ele está automaticamente tomando decisões fundamentadas, ainda que ele próprio não tenha consciência de que fundamentações são essas. Esse processo determina como o aluno vai aprender e desenvolver-se na educação escolar, define nesse aspecto, que tipo de pessoa pretende-se formar para a sociedade.
Nenhuma prática humana é neutra, sempre que fazemos algo, há uma intencionalidade, há escolhas feitas, critérios utilizados, há uma visão de mundo. Com a prática pedagógica ocorre a mesma coisa. Assim, Colello cita uma frase de Paulo Freire que representa muito bem essa ideia:"A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática".
É nesse sentido que Colello sintetiza para essa discussão, as principais concepções de educação que circulam atualmente na prática docente.
1. Concepção pedagógica baseada no "fixismo":
Concepção de que nada muda nem vai mudar. Essa visão produz a ideia do essencialismo, ou seja, o ser humano possui uma essência natural que não muda. Duas posições pedagógicas se desenvolvem a partir daqui:
a. o inatismo - defende que ao nascer, a pessoa já tem em si o que vai ser. "a pessoa já nasce pré-programada, suas potencialidades só precisam ser reveladas, o conhecimento é um dom e o professor é um facilitador" desse processo.
b. empirismo - defende que o ser humano é um recipiente vazio que será preenchido ao longo da vida. Nessa concepção, a escola e o professor são os detentores do saber que deve ser transmitido aos alunos.
2. Concepção pedagógica baseada no "transformismo":
Concepção de que o mundo está em permanente mudança e o ser humano se constitui na relação com os outros e com o mundo. Dessa compreensão desenvolveram-se duas teorias pedagógicas:
a. o construtivismo
b. o socioconstrutivismo
As duas teorias partem da compreensão de que as pessoas aprendem na relação com os outros de modo ativo e consciente. Desse modo, o foco da ação pedagógica passa a ser na aprendizagem e no aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário