A ação educativa ao longo da trajetória escolar
Professora Silvia Colello - FEUSP
Ao longo da trajetória escolar ocorrem diversos tipos de ações e projetos interessantes que vão além do ensino. No entanto, ocorrem geralmente de modo individualizado, espontâneo, sem relação com a coletividade que compõe a escola e sem um norte claro.
Assim, para elaborar um trabalho que afete a formação do estudante, cabe perguntar: O que significa a escola para o aluno?
A professora Colello levanta essa questão nos vários momentos da formação escolar do aluno:
1. Na educação Infantil:
Predomina a esfera afetiva, funcional, cognitiva, linguística e de ajuste pessoal do aluno. A escola deve ampliar seus saberes, sua linguagem, suas relações e referências. Seu papel educativo é o de institucionalização, ou seja, mostrar o que é a escola, seus espaços e sua hierarquia.
2. Na educação Fundamental I
A escola passa a ser o espaço do aprender. O aluno vai construir um auto-conceito acadêmico e levantar as suas dificuldades na relação com os diversos saberes que está a aprender, desenvolverá uma autonomia, vai lidar com suas dificuldades e estabelecerá novas formas de convivência social. Ele já percebe a escola como um ambiente plural e aprende a colaborar com o coletivo. O papel institucional da escola será o de mostrar o que ela própria é, seus espaços e sua hierarquia. A escola deve fortalecer a relação do aluno com a escola e seu vínculo com o saber.
3. Na educação Fundamental II
A escola passa a ser um entre tantos outros espaços de vivência do aluno que entra na fase da adolescência. A escola passa a competir co outros espaços e instrumentos de relação social, afetiva, de relação com o conhecimento e a informação.
4. No ensino médio
Há um reconhecimento da escola e uma disponibilidade para investir na aprendizagem. O aluno pensa no seu futuro e na utilidade e necessidade dos saberes que a escola oferece. É um momento de muitas mudanças e tomadas de decisão, crises, projetos de vida, opção profissional, autoafirmação de identidades e valores.
Assim, Colello finaliza dizendo que ao longo da trajetória escolar a educação adquire para o aluno diferentes interesses e ênfases. Para fazer as intervenções adequadas a aprendizagem, o professor deve acompanhar esse processo, conhecê-lo e respeitá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário